Cooperativismo

Sobre o Cooperativismo



Cooperativismo é um movimento econômico e social, entre 5 pessoas, em que a cooperação baseia-se na participação dos associados, nas atividades econômicas (agropecuárias, industriais, comercias ou prestação de serviços) com o objetivo de alcançar o bem estar de todos.

Cooperativa de trabalho é um modelo de contratação com atuação mundial, e ocupa lugar de destaque em diversos países. No Brasil, o cooperativismo vem ganhando espaço e hoje existem mais de 6.000 cooperativas, com mais de 10 milhões de sócios cooperados.

As cooperativas podem adotar qualquer gênero de serviço, operação ou atividade, ou seja, podem atuar em qualquer setor da economia.

Seu fundamento está na reunião de pessoas, buscando as necessidades do grupo e prosperidade conjunta, visando oferecer diferenciais competitivos no mercado.

A base do cooperativismo é a igualdade, solidariedade, democracia, ajuda mútua e responsabilidade.

Como fato econômico, o cooperativismo atua no sentido de reduzir os custos de produção, obter melhores condições de prazo e preço, enfim, interferir no sistema à procura de alternativas a seus métodos e soluções.


Princípios do Cooperativismo

1º Adesão Voluntária e Livre

2º Gestão Democrática

3º Participação econômica dos membros

4º Autonomia e independência

5º Educação, formação e informação

6º Intercooperação

7º Interesse pela comunidade